CRIAÇÃO DA BANDEIRA MUNICIPAL

O processo de criação da bandeira Nova-Uniense se iniciou com a publicação da portaria 11/2000 CMNU, que institui o concurso para criação da bandeira municipal. A portaria foi publicada com anexo do regulamento acerca do concurso.

Um dos critérios para participação era ser cidadão Nova-Uniense, caracterizando-se este como residentes do município; os desenhos deveriam ser impressos em papel sulfite, tamanho A4, sendo que caso o interessado não possuísse computador ou impressora colorida, poderia elaborar seu desenho manualmente e apresentá-lo à Secretaria Geral da Câmara, que se incumbia em transferir a arte para o computador, sempre mediante a presença e confirmação do autor; O formulário disponibilizado pela Câmara, deveria ser entregue junto ao desenho, com a descrição das cores e o significado pretendido de cada uma delas; O período para entrega dos desenhos ocorreu entre 15 de março de 2000 a 07 de abril de 2000; Após o fim do prazo, foi instituída pelo presidente da Câmara municipal de Nova União, Sr. Dercino Albino Neiva uma comissão julgadora para escolha do desenho vencedor, sendo essa comissão formada por representantes da classe dos professores, partidos políticos, das agremiações religiosas e outras comunidades.

A Comissão julgadora foi composta pelos seguintes munícipes: Adeir Aparecida dos Santos, Creuza Batista Ferreira, Davi Calandrelli, Eni Pereira da Silva, Enir Jose Brun, Edson Pereira dos Santos, Eva G Serafim Andrade, Jeremias Medeiros De Oliveira, Jose Antero Souza, Heloelia Silva Pereira, Juliano Christi, Jose Oliveira de Souza, Lucimar Jose Clarindo, Marina da Silva, Murilo Ferreira dos Santos, Paulo Antônio Lopes, Sidnei Santiago Alves e Sonia Maria de Oliveira.

Iniciando o ato o Secretário Geral da Câmara, senhor José Silva Pereira esclareceu que os desenhos estavam identificados com um código composto de três dígitos, os quais estavam atribuídos a um formulário de identificação, mantido em sigilo para garantir o anonimato dos autores dos desenhos. Em seguida, comunicou aos presentes a forma da votação, que foi realizada utilizando-se cédulas, anteriormente confeccionadas, nas quais seriam identificado o votante e o código do desenho votado.  Também fora esclarecido que, conforme consenso, num primeiro momento de votação seriam selecionados cinco modelos, e somente depois, entre os cincos selecionados, seria realizada a votação final, para escolha do vencedor. Após as explicações preliminares, todos desenhos foram colocados à disposição dos jurados, para apreciação e análise destes, em amplo mural, perfazendo um total de 53 (cinquenta e três) desenhos, todos com formulário descritivo das cores e significados. Após o espaço temporal de quinze minutos foram distribuídas cédulas a todos os jurados, que depositaram sigilosamente seus votos em urna, especialmente confeccionada e exposta aos presentes, realizando-se assim o primeiro momento de votação para escolha dos cinco finalistas.

Findo o primeiro momento de votação deu-se a apuração dos votos, na presença do público e jurados, conforme solicitado por estes últimos, obtendo-se o seguinte resultado: Desenho n° 101 obteve três votos; Desenho n° 102 obteve três votos; Desenho n° 172 obteve três votos; Desenhos números 196 e 198 obtiveram respectivamente dois votos, os Desenhos de números 153, 162, 170, 171 e 177 obtiveram respectivamente um voto. Os demais desenhos apreciados não obtiveram nenhum voto. Anunciado o resultado deste primeiro momento de votação, reconheceu-se como finalistas os Desenhos de números 101, 102, 172, 196 e 198, que permaneceram no mural para nova apreciação e análise por parte dos jurados.

Neste instante fora lido em voz alta a descrição de cada desenho classificado, nos termos definidos por seus autores. Iniciando-se o segundo momento de votação, similar ao primeiro momento, ao seu término chegou-se ao seguinte resultado: Desenho n° 101 obteve (07) sete votos, Desenho n° 102 obteve (05) cinco votos, Desenho n° 172 obteve (02) dois votos, Desenho n° 196 obteve (02) dois votos, Desenho n° 198 obteve (02) dois votos, sendo declarado vencedor o Desenho N° 101. Subsequente à votação final, foram abertos os envelopes lacrados, contendo os formulários de identificação dos autores, e divulgada a classificação final, sendo a seguinte: em terceira colocação – Desenhos de números 172, 196 e 198, cuja autoria era de Dinocélia Jesus Moreira Albani, Maria das Dores Pereira Reis e Osvaldo S. Oliveira, respectivamente; em segunda colocação –  Desenho n° 102, de autoria do jovem Gedeão Pereira de Souza. Por fim, em primeira colocação, o desenho vencedor, n° 101 de autoria da jovem Adriana Miranda Rigo.

Após declarado vencedor o desenho de N° 101, o Secretário Geral da Câmara Municipal de Nova União, o então Sr. José Silva Pereira fez os agradecimentos à todos os envolvidos no evento, e lavrou ata da cerimônia, aprovada e assinada pelo corpo de jurados.

Em 11 de julho de 2000, o desenho vencedor foi instituído como Bandeira Municipal Oficial, através da Lei ° n° 108 de 11 de Julho de 2000.

 

DESCRIÇÃO DA BANDEIRA NOVA-UNIENSE

A BASE DA BANDEIRA DE COR VERDE- Representa as matas do município e as riquezas da agricultura local.

O SOL E OS RAIOS- Representam a expansão do município em relação aos demais município recém criados.

AZUL DO CÉU- Representa as riquezas hídrica do município.

O FUNDO BRANCO- Representa a riqueza leiteira do município em grande destaque no estado.

OS DIZERES UNIÃO E PROGRESSO- Nos traz o exemplo, de que unidos, atingiremos o progresso e desenvolvimento do município.

ESTRELA MAIOR CENTRAL- Representa vicinal 40 “linha 40 ou quarentinha” linha de origem da cidade.

ESTRELAS MENORES- Representa as demais vicinais existente quando criou o município sendo “linhas 24, linhas 28, linha 32, linha 36, linha 44, linha 48”.

fonte: Processo administrativo 034/2000 CMNU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *