PALESTRA SOBRE O DIREITO DOS IDOSOS

A Prefeitura de Nova União, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), apresentou palestra focando os Direitos do Idoso e Convivência Familiar. O evento foi realizado na Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (27), reunindo numerosa plateia. Adriana Delbone Haddad, secretária Municipal de Assistência Social leu emocionante mensagem ao início dos trabalhos. A secretária esteve acompanhada de vários membros da equipe técnica da Semas.
Psicólogo André Dotto levou importantes informações ao público
“É importante a gente se colocar como jovem, independentemente da idade, pois há idosos com espírito de criança e jovens de 15 anos com postura de idoso. Deus nos deu a vida e precisamos cuidar dela com amor e alegria. Vocês fazem isto e são um exemplo para os nossos jovens” – observou José Silva Pereira (Zé Silva), prefeito de Nova União. A reunião foi prestigiada ainda por Francieli Ribeiro Gama, 1ª Dama do Município; Klyvila Tayane, coordenadora do Grupo de Idosos; José Wagner Oliveira (Emater) e equipe técnica; e os vereadores Pedrinho (presidente de Câmara), Batata, Neguinho, professor Cláudio e João Leitoa.
André Dotto Pacheco, psicólogo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Nova União, foi o palestrante. Com informações muito abrangentes, os participantes foram alertados sobre os abusos de que são vítimas as pessoas da terceira idade. Descuidos, negligência, abuso psicológico, físico e financeiro foram temas abordados minuciosamente. Como abuso financeiro, o palestrante citou exemplos de idosos que fazem empréstimos bancários para atender exigências de netos, sobrinhos, filhos e outros familiares, comprometendo os modestos recursos de suas aposentadorias para atender aos anseios de pessoas inescrupulosas das próprias famílias. “Cuidado com empréstimos pessoais” – alertou o psicólogo André Dotto.
A palestra abordou ainda os idosos acamados que necessitam de cuidados especiais. E, como geralmente essa responsabilidade recai apenas sobre uma pessoa, sem o necessário revezamento entre os membros da família, estes pacientes, devido ao cansaço da pessoa cuidadora, acabam sendo negligenciados em algum aspecto do tratamento. O encontro foi muito proveitoso. Houve interação entre plateia e palestrante, com esclarecimento de todas as dúvidas. A reunião foi encerrada com sorteio de brindes aos participantes, seguido de muita dança e almoço no Centro do Idoso.