MINHA CIDADE

Geografia 

Nova União é  uma cidade localizado na região central do estado de Estado do Rondônia, Os habitantes se chamam novauniense. O município se estende por 807,1 km² e contava com 6 822 habitantes no último censo IBGE. A densidade demográfica é de 9,82 habitantes por km² no território do município.

Vizinho dos municípios de Mirante da Serra, Jaru, Teixeirópolis e Urupá e ouro preto do oeste. Situado a 228 metros de altitude, Nova União tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 10° 54′ 28” Sul, Longitude: 62° 33′ 29” Oeste.

Historia

O processo de colonização do município Nova União difunde com história da colonização de Rondônia. Ocorrendo na década de 1970 com a implantação pelo governo federal do PIC – Projeto Integrado de Colonização. Em 19 de junho de 1970 criou o PIC Ouro Preto-  Picop na região central do território federal de Rondônia ao longo da estrada Cuiabá/Porto Velho com o argumento “integrar para não entregar”. Picop abrangia a área dos atuais municípios de Ouro Preto do Oeste, Nova União, Mirante da Serra, Teixeirópolis e Vale Paraíso, Inicialmente a previsão era assentar nesse projeto apenas mil família, porem projeto assentou 5.162 famílias, com uma área de 100 hectares por família. Nesse período surgiu a pequena vila de ouro preto, com suas primeiras habitações. Acredita que um Campanha publicitária do governo federal nas regiões sul e sudeste do país com o tema “Rondônia, o Novo Eldorado”, contribui consideravelmente para fluxo migratório com destino ao então Território Federal de Rondônia.

O distrito de nova uniao, seu perímetro urbana de iniciou em 1982 com a criação do Núcleo Urbano de Apoio Rural – NUAR em uma área de 40 hectares doadas pelos pioneiros que aqui residia. A pequena vila foi instalado num lugar estratégico próximo ao Rio São Domingos cerca de 40 km de distância do recém criado município de ouro preto, local onde se concentraria mais tarde serviços básicos de saúde, educação, comércio, extensão rural, agências e órgão governamentais, inclusive bancários (BERON), para dar suporte aos moradores dos lotes rurais.

Posteriormente no período de 1992 à 1996 foram instalados os seguintes órgãos de governo: SEPLAN, CAGERO, SUCAM, SESAU e EMATER. Apesar do apoio governamental com a instalação de alguns serviços públicos, nesse período houve um baixo crescimento econômico, no então distrito de Nova União. Motivado pela crise econômica nacional, no período de 1982 a 1995 administração do distrito ficou de responsabilidade do poder público Ouro Preto do Oeste que conseguia atender à contento as necessidades prementes do distrito

Emancipação Político e Administrativa

O processo de emancipação político-administrativa do distrito de Nova União iniciou em 1988 coma realização de um plebiscito no qual ficou decidido, democraticamente, a criação do município. Com a elaboração da segunda Constituição do Estado de Rondônia, que foi promulgada em 28 de setembro de 1989. Nessa ocasião, o deputado estadual Haroldo Franklin de Carvalho Augusto dos Santos incluiu no artigo 42 da Constituição a criação de vários municípios, entre eles o de Nova União.

O então governador do estado de Rondônia, Jerônimo Garcia de Santana, arguiu no Supremo Tribunal Federal a inconstitucionalidade do artigo 42 da Constituição estadual.

Em 29 de outubro de 1991, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia suprime o parágrafo único do artigo 42 das disposições constitucionais transitórias da Constituição do Estadual.

O município Nova União foi criado em 22 de junho de 1994, pela Lei nº 566, sancionada pelo governador do estado de Rondônia, Oswaldo Piana Filho.

Para administrar o município de Nova União, na fase inicial, o governador Oswaldo Piana nomeou o senhor Almerindo Leandro da Rocha.

A instalação do município Nova União ocorreu em 1º de janeiro de 1997, com a posse dos vereadores, do prefeito e do vice-prefeito eleitos em 6 de outubro de 1996.

Poder Executivo

PRIMEIRO PREFEITO

Elias José Ferreira.

Eleição: 6 de outubro de 1996.

Período do mandato: 1º de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000.

Vice-prefeito: Pedro Brasil Issler.

SEGUNDO PREFEITO

Elias José Ferreira.

Eleição: 1º de outubro de 2000, reeleito segundo mandato.

Período: 1º de janeiro de 2001 a 03/01/ 2002, quando Elias teve o mandato casado  decorrente do processo 110/01 CMNU.

Vice-prefeita: Carmelina Miranda Rigo, concluiu o mandato em 31 de dezembro de 2004.

TERCEIRO PREFEITO

Luiz Gomes Furtado.

Eleição: 3 de outubro de 2004.

Período: 1º de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2008.

Vice-prefeito: Wanderley Moitinho de Souza.

QUARTO PREFEITO

Luiz Gomes Furtado.

Eleição: 5 de outubro de 2008, reeleito segundo mandato.

Período: 1º de janeiro de 2009, a 31 de dezembro de 2012.

Vice-prefeito: Wanderley Moitinho de Souza.

QUINTO PREFEITO

Jose Silva Pereira.

Eleição:7 de outubro de 2012.

Período: 1º de janeiro de 2013, a 31 de dezembro de 2016.

Vice-prefeito: Adão dos Santos.

SEXTO PREFEITO

Luiz Gomes Furtado.

Eleição: 2 de outubro de 2016, eleito para seu terceiro mandato.

Período: 1º de janeiro de 2017 a 4 de abril de 2018, quando Luiz gomes renunciou ao cargo.

Vice prefeito: Adinael de Azevedo, assumiu e concluiu o mandato no dia 31 de dezembro de 2020.

SÉTIMO E ATUAL PREFEITO

João Jose de oliveira.

Eleição: 4 de outubro de 2020.

Período: 1 º de janeiro de 2021

Vice-prefeito: Onezio Duarte Félix.

Poder Legislativo

O Poder Legislativo do Município Nova União foi instalado no dia 1º de janeiro de 1997, com a posse dos vereadores eleito em 6 de outubro de 1996. Desde a primeira legislatura é composto por nove vereadores. Os primeiros vereadores do município Nova União foram eleitos nas eleições de 6 de outubro de 1996.

Primeira Legislatura.

Ana Maria d,avila Delbone, Carmelina Miranda Rigo, Cremildo Vial, Dercinio Albino Neiva, Gerdal Jose Cândido, Jair Francisco neto, Joao Jose de oliveira, Jose Bernardes de Souza e Jose messias de oliveira.

Segunda legislatura

Alcebides Luciano da silva, Ana Maria D,avila Delbone, Dercinio Albino Neiva, Geovane Reinaldo Buenos Aires, Geraldo Dias Rodrigues, Gidinal Francisco Xavier, Joao Jose de Oliveira, Jose Bernardes de Souza, Valtermir Bispo dos Santos.

Terceira Legislatura

Alcebides Luciano da silva, Gidinal Francisco Xavier, Joao Jose de oliveira, Jose Vagner Oliveira , Licínio Maier, Lucio Vitorino de Oliveira, Marcelo Cândido de Oliveira, Pedro Viana Siqueira, Valdeci de Andrade Pinto e suplente – Osmar Pereira dos Santos, assumiu o mandato apor renuncia do vereador Alcebides .

 Quarta Legislatura

Joao Jose de oliveira, Jose Wagner oliveira, Licínio Maier, Miguel Aparecido de Souza, Nilda Dornellas Alves, Pedro Viana Siqueira, Sonia Aparecida da Silva Custodio, Valdeci de Andrade Pinto e suplente- Gidinal Francisco Xavier assumiu o mandado após o falecimento da vereadora Sonia aparecida. 

Quinta Legislatura

Adão Luiz filho, Claudio Adão Maia, Gidinal Francisco Xavier, Joao Bernardes de Jesus, Pedro Viana Siqueira, Roberto Carlos dos Santos, Rogerio Delbone Haddad, Silvania Maria da Silva, Valdeci Andrade pinto e suplente – Adinael de Azevedo assumiu o mandato após renuncia do vereador Rogerio Delbone.

 Sexta Legislatura 

Adilson Inácio Barbosa, Geracina de Oliveira Dias Costa, Gilmarques Freire Botelho, Joao Bernardes de Jesus, Marcos Ramon Ribeiro, Marins Murbach de Oliveira, Pedro Viana Siqueira, Silvania Maria da Silva, Valdeci Andrade Pinto e suplente – Licínio Maier assumiu o mandato após renuncia do vereador Joao Bernardes.

 Sétima Legislatura

Adão Luiz Vieira Filho, Ana Paula Sales De Carvalho, Argentino Serrano Alves Neto, Enéas Andrade Barbosa, Gilvan Mendes De Oliveira, Marcos Ramon Ribeiro, Marins Murbach De Oliveira, Silvania Maria Da Silva –  licenciada , Valdeir De Souza Ferreira, Solange Claudio Viana Batista

fonte: wikipedia.org, https://cidades.ibge.gov.br, https://museuvirtualrondonia.com/nova-uniao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo